Mais de 47 milhões de europeus passam frio em casa [More than 47 million Europeans are cold at home]

Online

February 10, 2025

Image news

Mais de 47 milhões de europeus afirmam não ter meios para aquecer as próprias casas, segundo dados do inquérito da União Europeia (UE) sobre rendimentos e condições de vida. Este valor aumentou brutalmente desde 2021, quando havia 31 milhões de pessoas em situação de pobreza energética. Portugal integra o grupo dos países mais afectados, com 2,2 milhões de habitantes sem acesso a aquecimento adequado e, portanto, mais expostos a problemas graves de saúde associados às baixas temperaturas.


Estes dados significam que mais de 10% da população europeia – incluindo habitantes de países como a Noruega e a Suíça, que não fazem parte da UE – passam frio em locais onde deveriam estar seguros e protegidos, revela uma análise de dados europeus elaborada pelo Correctiv.Europe em parceria com o Azul. Ao todo, as pessoas afectadas nesse mapa europeu da pobreza energética correspondem a mais do quádruplo da população portuguesa.


(...) João Pedro Gouveia, especialista em pobreza energética, tem a mesma visão. “Se olharmos para o norte e centro da Europa, vemos que não temos o mesmo problema. Como o clima ali é mais severo, os regulamentos térmicos dos edifícios foram desde sempre importantes e os isolamentos significativos. Há sistemas de aquecimento centralizados e janelas em condições. Isto não quer dizer que não há pobreza energética nesses países, mas a escala não é comparável”, explica ao Azul o investigador da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.


(...) O número de agregados familiares afectados pela dificuldade em aquecer as casas aumentou entre 2021 e 2023 em diferentes partes da Europa, incluindo Portugal, que é actualmente o Estado-membro da União Europeia com a maior percentagem de pobreza energética (20,8%). Para João Pedro Gouveia, “a tendência é que muitos indicadores piorem”.


Full article here.

RELATED NEWS


Image related news
April 13, 2022 Online
"Faces that want to change the future of the planet" featuring Dr. João Pedro Gouveia
Image related news
May 14, 2024 Online
"Portugal’s energy poverty paradox" for Canada's The Independent with Miguel Macias Sequeira
Image related news
June 27, 2024 Online
"The unfulfilled dream of energy democratization" with Miguel Macias Sequeira for SHIFTER
Image related news
June 10, 2022 Online
"This is where you die of cold" Energy Poverty in Portugal
Image related news
November 28, 2022 Online
ADENE interviews João Pedro Gouveia
Image related news
January 02, 2024 Online
Article in Edifícios e Energia magazine "Local solutions are essential to solve Europe's energy problem"